A inteligência artificial (IA) está realmente impulsionando um boom significativo no mercado de computação em nuvem para os gigantes da tecnologia. Recentemente, três dos maiores nomes da tecnologia de Wall Street — Amazon.com, Microsoft e Alphabet — relataram vendas superiores ao esperado em suas divisões de computação em nuvem.
Este crescimento no mercado de infraestrutura de computação em nuvem, que já é avaliado em US$ 270 bilhões, é um claro indicativo de que os investimentos em IA estão começando a gerar resultados tangíveis. Por exemplo, a divisão de computação em nuvem da Amazon, a AWS, cresceu 17% no período de janeiro a março, superando a estimativa de crescimento de 15% prevista por Wall Street. Da mesma forma, o Azure da Microsoft e o Google Cloud também apresentaram crescimentos acima das expectativas, com 31% e 28%, respectivamente, nos primeiros três meses do ano.
Os executivos das empresas destacam que a adoção de IA estar acelerando o uso de serviços em nuvem. O CEO da Microsoft, Satya Nadella, mencionou que mais de 65% das empresas da Fortune 500 são clientes do Azure OpenAI Service, e que os serviços de IA contribuíram com 7 pontos percentuais no crescimento do Azure.
Esses dados mostram que a IA não só está contribuindo para o crescimento da computação em nuvem, mas também está acelerando os gastos gerais com a tecnologia em nuvem, o que é uma tendência positiva para o setor.
Fonte Bing. Acessado dia 01/05/2024 às 19:40