Está previsto que o Google Chrome lance em breve o Manifest V3, uma nova base para o sistema de extensões do navegador. Essa atualização visa melhorar a segurança, privacidade e desempenho dos complementos. No entanto, uma consequência dessa mudança é que ela pode afetar o funcionamento dos bloqueadores de anúncios tradicionais, conhecidos como adblockers.
O desenvolvimento do Manifest V3 começou em 2018 e a estrutura foi introduzida no Chrome em 2022, mas sua implementação foi suspensa para considerar o feedback da comunidade. Agora, com a desativação do antigo sistema Manifest V2, todas as extensões que dependem dele serão automaticamente desativadas e não poderão ser instaladas na Chrome Web Store.
Essa transição tem sido um tópico de debate, especialmente entre os usuários que dependem de adblockers para navegar na internet sem anúncios. O Google afirma ter atendido às principais preocupações dos usuários na revisão mais recente do Manifest V3, incluindo melhorias no suporte à filtragem de conteúdo.
O que é o Manifest V2 e como ele difere do novo sistema?
O Manifest V2 é a versão anterior da plataforma de extensões do Chrome, que permitia que as extensões tivessem uma página de fundo de longa duração, o que consumia recursos mesmo quando a extensão não estava em uso. Além disso, o Manifest V2 permitia que as extensões usassem código hospedado remotamente, o que apresentava riscos de segurança, pois permitia a execução de código não revisado nas extensões⁵.
Em contraste, o Manifest V3 introduz várias mudanças significativas:
– Service Workers: Substitui as páginas de fundo por service workers, que são executados apenas quando necessário, melhorando o desempenho e reduzindo o uso de recursos.
– Código Remotamente Hospedado: Remove a capacidade de uma extensão usar código hospedado remotamente, garantindo que todo o JavaScript executado seja incluído no pacote da extensão e sujeito à revisão da Chrome Web Store.
– Modificação de Solicitações de Rede: A API de webRequest em sua forma bloqueadora está sendo descontinuada. Em vez disso, a nova API declarativeNetRequest oferece uma alternativa mais segura para muitos casos de uso, permitindo que as extensões filtrem e modifiquem solicitações de rede de maneira mais eficiente e com menos impacto na privacidade e no desempenho.
Essas mudanças visam melhorar a privacidade, segurança e desempenho das extensões, mas também têm impacto na funcionalidade de extensões existentes, como os adblockers, que precisarão se adaptar às novas restrições e capacidades do Manifest V3.
Fonte: Bing. Acessado em 06/06/2024